segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Complicando menos a vida.

Como é difícil amadurecer! Quando se é criança as coisas acontecem e nem se percebe. Não se sabe distinguir muito bem as pessoas ruins, não há preocupações com as finanças pessoais, o único sacrifício é estudar e basta um pouco de areia e água que a diversão está garantida.
Depois que cresce, o ser humano aprende que a vida é muito mais complicada do que realmente parece. Vou citar duas situações: a universidade e o 1º emprego. Aprendemos no ensino superior que a lei, na verdade, é cada um por si. Não se quebram galhos para ninguém; as pessoas preferem discutir sobre a vida dos outros do que o 1º capítulo do livro de Antropologia; a máquina de impressão quebra sempre que você tem que imprimir o trabalho para fechar o bimestre, etc. No 1º emprego, geralmente como estagiário, você começa a crescer dentro da empresa e logo logo percebe que quase ninguém ali dentro é seu colega de trabalho, pois começam a querer puxar o seu tapete.
Perceber que quem complica tudo são as pessoas já é um bom entendimento. E ver que se fazemos drama te todos os problemas que nos aparecem só pioram as coisas. Desencanar às vezes é a melhor saída, é ir além de amadurecer, é finalmente ser feliz.
Não seja pessimista. E quando vc estiver achando que está indo longe, longe, longe da saída do fundo do poço, pare um pouco, respire, reavalie a situação em direção ao pote mais valioso, que não está ao final do arco-íris, mas sim na ponta do seu nariz, repleto de felicidade.
Por Li Barreto